Para visitar os sites dos Sindicatos Patronais, utilize o menu abaixo.

Os Sindicatos Patronais são entidades constituídas para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal de diversas categorias econômicas de Jaraguá do Sul e Região.
Dentre as atividades desenvolvidas destacamos as negociações das Convenções Coletivas, instrumentos que regulamentam as condições de trabalho, remuneração, benefícios, direitos e obrigações, tanto da classe empresarial como da laboral, sendo que tais negociações se realizam normalmente uma vez ao ano, trazendo reflexos para toda economia da nossa região.

Foi através da fundação da “Associação Profissional das Indústrias da Alimentação”, em 24/05/1970, que se deu início às atividades sindicais “patronais” e que posteriormente, em 27/09/1973, seria transformada em Sindicato das Indústrias da Alimentação de Jaraguá do Sul. O primeiro presidente do sindicato patronal de Jaraguá do Sul foi o Sr. Rudolpho Francisco Hufenuessler e o atual Sr. Charles A. Bretzke. Outras categorias foram se organizando e também procuraram aumentar sua representatividade. Assim, foram surgindo novas associações e posteriormente sendo também transformadas em sindicatos, a saber:

Sindicato das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem de Jaraguá do Sul. Associação Profissional fundada em 24/07/1973 e transformada em Sindicato em 07/02/1975, seu primeiro presidente foi o Sr. Dorval Marcatto e o atual Sr. Neocir Dal Ri.

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Jaraguá do Sul. Associação Profissional fundada em 26/07/1973 e transformada em Sindicato em 15/08/1975, seu primeiro presidente foi o Sr. Rubens Nicoluzzi e o atual Sr. Giovano Ghizoni.

Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Jaraguá do Sul. Associação Profissional fundada em 31/08/1973 e transformada em Sindicato em 28/03/1976, seu primeiro presidente foi o Sr. Edmundo Klosowski e o atual Sr. Onivaldo Stahelin.

Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catarina. Associação Profissional fundada em 22/12/1968 e transformada em Sindicato em 28/05/1986, seu primeiro presidente foi o Sr. Roland Harold Dornbusch e o atual Sr. Renato Franzner.

Sindicato das Indústrias da Construção Civil e de Artefatos de Cimento Armado do Vale do Itapocu, fundado em 07/11/2006, seu primeiro presidente foi o Sr. Paulo Rubens Obenaus e o atual Sr. Raul Grubba.

Sindicato do Comércio Varejista de Jaraguá do Sul,, fundado em 05/10/1978, seu primeiro presidente foi o senhor Bruno Breithaupt e o atual é o Sr. Sandro A. Moretti.

Mantenha contato com os Sindicatos Patronais pelo fone 3275-7050 - E-mail: sindicato@cejas.com.br